Trata-se de um livro infantil, escrito por Gianni Rodari (jornalista, escritor e poeta italiano, nascido em Roma) e narra uma história já conhecida, com diálogos diferentes, suaves e cheios de humor, onde uma garotinha de chapéu amarelo... não, de chapéu vermelho, encontra uma girafa... não! um lobo, no caminho da casa da vovó, pra quem levava um pão de batata... não! uma fatia de bolo.
(rsrsrs)
Deparei-me com esse livro e em questão de poucos minutos, ainda em pé defronte a pratileira, já tinha lido todo ele. E achei graça. E o desfecho se segue assim: Vovô, você não sabe mesmo contar histórias, confunde tudo!
*
(um trecho dele, agora um trecho meu)
Sentia dores na cabeça. Quando começou a adormecer ouviu um tilintar do sino de alguma bicicleta, que passava na rua. E isso o fez sonhar.
Sonhou com o tempo em que a rua era pequena e silenciosa. Ele estava em pé na porta de sua casa, com uma mão na cintura a olhar a jogada de bola de gude do amigo.
Um cheiro de bolo de fubá com queijo chega atrevidamente até eles, causando um misto de alegria e vazio profundo na barriga. Furor.
Quando virou-se pra correr pra cozinha, chamando pela mãe, o livro caiu de seu colo, a mão falseou no ar e isso o fez acordar. Sentia ainda o cheiro do bolo de fubá da mãe, mesmo depois de mais de 60 anos.
*
Olfato e memória: Como o bulbo olfativo é parte do sistema límbico cerebral, uma área tão associada com a memória que é muitas vezes chamada de "cérebro emocional", o olfato pode trazer à tona lembranças e respostas poderosas quase que instantaneamente.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Uma História Atrapalhada.
Postado por
GiGi
às
terça-feira, setembro 08, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Desses Infanto-Juvenis, indico:
Luna Clara e Apolo Onxe de Adriana Falcão e A Moça Tecelã, de Marina Colassanti.
Lerei esse na Fnac em breve! rs
Aproveita, e vê isso: http://www.youtube.com/watch?v=-KTL94Rl7CI
Não sabia deste blog. =)
Bêjo, fia!
minha memória olfativa é caduca. acho que só o cheiro de chocolate me traz a infância instantaneamente. é que fui criado perto de uma fábrica, chocolates chadler. ê laiá.
Postar um comentário